segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O último lugar para se começar qualquer coisa

Em toda cidade existe um lugar, onde aqueles que vivem a margem da sociedade se refugiam, são as chamadas periferias. Sejam em pequenas ou grandes cidades, esses lugares existem, embora longe da vista dos turistas que vislumbram apenas com a parte que podemos chamar civilizada da sociedade.
No mundo antigo não era diferente, toda a cidade de Corinto era conhecida pelo seu estilo de vida nada exemplar. Os Romanos faziam dos Coríntios motivos de suas piadas sujas, e frequentemente os retratavam como arruaceiros bêbados, o verbo grego “Corintianizado” referia-se a este povo, e significava, destinado a viver na vergonha e imoralidade.
O que podemos esperar de um lugar como este? Talvez essa situação da cidade de Corinto, provavelmente em outro contexto, seja conhecida de muitos hoje, grande parte da população ainda se encontra nas periferias, onde não há expectativa de crescimento, e a mudança sequer está nos planos daqueles que “estão  no poder”.  Você provavelmente não optaria por um lugar como esse para viver, muito menos para investir algum plano.
Paulo porém, teve uma visão diferente, cambaleando de um de seus trabalhos missionários mais difíceis em Atenas, chegou a Corinto em fraqueza, temor e com muito tremor (2:3), mas ele sabia a importância da sua estratégia,  se o evangelho puder se enraizar alí, ele poderia também trazer mudança a qualquer outro lugar. Paulo então trabalhou em Corinto por 18 meses e para surpresa de todos, a igreja que ele fundou tornou-se uma das maiores no primeiro século. Que tipo de milagre aconteceu ali?
Você consegue pensar agora, dentro do seu contexto, um dos lugares mais sem esperança aos olhos humanos, sendo transformado e se tornando referência até mesmo para outras nações?
Talvez você não precise ir muito longe e procurar um lugar físico, só em olhar para sua própria vida, você já consegue enxergar esse lugar. O lugar mais improvável para se começar qualquer coisa!

O que você precisa entender de toda essa mensagem e tomar para si, é a visão que Paulo tinha sobre lugares semelhantes aos que descrevemos, não uma visão humana que se atém apenas ao que está acontecendo no momento, mas uma visão que alcança o futuro. Ele sabia que o próprio Deus através do evangelho seria como um número 1 colocado a frente dos muitos zeros que representavam toda a negatividade daquele lugar. Sempre que você olhar para um lugar ou uma situação onde não exista esperança, lembre do que aconteceu em Corinto e imagine o que pode acontecer hoje se você apenas acrescentar esse Um, esse Deus que faz toda a diferença. 

Nenhum comentário: